O sorgo pode se tornar um grande aliado da produção agrícola brasileira. Visto como alternativa de segunda safra, o grão, segundo especialistas, além de responder muito bem ao investimento, auxilia a diminuir os riscos nas lavouras tardias, não só climáticos, mas de cigarrinha também.
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentados no oitavo levantamento de safra, apontam para o Brasil uma produção de aproximadamente 3,9 milhões de toneladas de sorgo no ciclo 2022/23. Um aumento de 33,9% ante a temporada passada, na qual 2,9 milhões de toneladas foram colhidas.
Em Mato Grosso são esperadas 172,8 mil toneladas de sorgo.
A semeadura do sorgo e os motivos pelos quais o grão é uma opção para o Brasil são o foco nesta quinta-feira (25) da terceira Live Mais Milho, a partir das 20h15 (horário de Brasília), no Facebook (aqui) e YouTube (aqui) do Canal Rural.
Mediado por Olmir Cividini, o debate contará com a presença do engenheiro agrônomo e pesquisador da Bayer, Paulo Garollo, da líder de portfólio de sorgo da Corteva, Lisane Castelli, e do pesquisador Cicero Bezerra de Menezes.
Sétima temporada do Mais Milho
A live integra a sétima edição do projeto Mais Milho, realizado pelo Canal Rural, pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
A sétima temporada do Mais Milho teve início no dia 15 de fevereiro em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi realizada a abertura do plantio da segunda safra e o painel “Produção e desenvolvimento da cultura do milho em Mato Grosso do Sul”, que contou com a presença do setor produtivo e especialistas da indústria e área econômica.
O Mais Milho tem como principal característica levar informação constante aos produtores, técnicos, agrônomos e todos os envolvidos com a cultura. Foco no olhar de quem enfrenta obstáculos e encontra estratégias para superá-los e ajuda a fazer da agricultura brasileira referência no planeta.
O projeto é também uma iniciativa em busca de soluções para os desafios dentro e fora das fazendas, dando visibilidade ao que pensam as entidades que representam o setor, a pesquisa, tradings e grandes consumidores do grão brasileiro.
A cada safra, a cada temporada, são mostradas as perspectivas de como o cereal pode avançar em tecnologia, produtividade, logística, mercado, agregação de valor e geração de novas oportunidades, como, por exemplo, o uso do grão como matéria-prima para a produção de energia renovável.
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