• Ferrovia Transcontinental proposta pela China é vista com desconfiança
O encontro é fruto da reunião que o governador fez na semana passada, em Brasília, com o embaixador. Na oportunidade, Taques sugeriu a realização da viagem para que o representante da República Popular da China conheça as cidades produtoras que devem ser atendidas pela ferrovia.
O chefe do Executivo mato-grossense encontra o grupo em Ji-Paraná, em Rondônia. Nesta cidade haverá uma reunião com o grupo de empresários e os governadores do Acre e Rondônia, Tião Viana e Confúcio Moura, respectivamente. Na oportunidade, os governadores vão assinar um termo de compromisso de empenho pela ferrovia. O termo assinado pela China com os governos federal e estaduais visa dar condições, informações técnicas e o apoio político para a construção da ferrovia Transcontinental.
A previsão é de que a comitiva chegue em Mato Grosso na terça, dia 9, na cidade de Comodoro, a 644 km de Cuiabá. Na ocasião, o governador e o vice-governador, Carlos Fávaro, participam do evento de boas vindas. O vice-governador, Carlos Fávaro passa a conduzir a comitiva no trecho entre Comodoro a Lucas do Rio Verde.
Já na quarta, dia 10, Lucas do Rio Verde sedia a primeira grande discussão sobre a implantação da ferrovia. O evento terá a participação do governador Pedro Taques e também deverá contar com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, representando o governo federal.