Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso tem maior taxa de desmatamento da Amazônia

Entre agosto de 2014 e junho de 2015, área derrubada subiu 149%, diz Imazon 

Fonte: Hebert Rondon / Ibama

O estado de Mato Grosso foi o que apresentou o maior índice de desmatamento da Amazônia entre agosto de 2014 e junho de 2015, segundo levantamento dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

No período de 11 meses, foram registrados 943 quilômetros quadrados de corte raso da floresta, uma alta de 149% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A alta verificada em Mato Grosso totaliza mais que o dobro da média verificada na Amazônia, que ficou em 65%.

O monitoramento por categoria fundiária demonstra que 72% do desmatamento entre agosto 2014 a junho de 2015 aconteceu em imóvel rural não cadastrado no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM).

Considerando apenas junho, os dados do Imazon mostram que houve redução no desmatamento da Amazônia em relação ao mesmo período de 2014 (-41%), a única vez neste ano.

Mato Grosso, por sua vez, registrou uma queda de apenas 7% em junho. No período, o estado perdeu 106 quilômetros quadrados de floresta em 16 municípios, com a cidade de Colniza registrando o maior nível de derrubada de árvores (51 quilômetros quadrados). Em seguida aparecem Cotriguaçu, Aripuanã e Rondolândia, que, juntos, foram responsáveis por 76% da área desmatada em junho.

Sair da versão mobile