Os produtores rurais do Paraná deverão colher 12,23 milhões de toneladas de milho segunda safra na temporada 2019/2020. A estimativa faz parte do boletim de abril reportado nesta quinta-feira, 30, pelo Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
Em março, a projeção de colheita estava em 12 milhões de toneladas de milho. Apesar do aumento, a estimativa ainda está abaixo do volume colhido no ciclo anterior, de 13,24 milhões de toneladas do grão.
A produtividade média das lavouras foi projetada em 5.438 quilos por hectare. Na safra 2018/2019, o rendimento médio das plantações ficou em 5.929 quilos por hectare.
O Deral ainda informou que a área plantada com o cereal ficou em 2,25 milhões de hectares, aumento de 1%, em comparação com o ciclo passado, quando os agricultores semearam 2,23 milhões de hectares com o grão.
- Milho: estiagem em Mato Grosso do Sul pode frustrar expectativa de supersafra
- Açúcar, algodão, café, milho e soja se desvalorizam no primeiro quadrimestre
Até o momento, 64% das lavouras de milho apresentam boas condições no estado paranaense, 30% registram condições medianas e 6% apresentam condições ruins.
Em relação ao desenvolvimento da cultura, o Deral ainda informou que 48% das áreas estão em fase vegetativa, 35% em floração, 15% em frutificação e 2% em maturação.