Junho é o mês do produtor de milho no Canal Rural. O Projeto Mais Milho vem buscando saber o que os agricultores de diferentes regiões do país estão fazendo para melhorar a produtividade e a rentabilidade. Um dos bate-papos foi com o pessoal de Mato Grosso do Sul, que está se preparando para começar a colheita na segunda quinzena de junho.
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o milho segundo safra ali teve uma leve redução de área, passando de 1,977 milhão de hectares para 1,9 milhão. A produção estimada é de 8 8,208 milhões de toneladas, com produtividade média de 72 sacas por hectare.
O produtor Juliano Schmaedecke, de Sidrolândia, falou sobre a importância da análise do solo para fazer as correções. Já Murilo Botelho, de Dourados, destacou o uso do sistema de palhada para enfrentar os veranicos.
Para finalizar, o presidente da Aprosoja-MS, André Dobashi, afirmou que o clima tem mudado a janela de plantio. Com a possibilidade de geada em junho e o atraso da colheita da soja, houve redução de área em 12,7% em Mato Grosso do Sul.