O clima não contribuiu e o ritmo do plantio da soja na safra 2019/2020 foi mais lento, o que já está impactando no plantio do milho segunda safra. Análise da consultoria AgRural, até o fim de fevereiro do ano que vem, período ideal para finalizar o plantio do grão no centro-sul do Brasil, 67% da área deve estar plantada, contra 79% no mesmo período do ano anterior.
Se a perspectiva continuar, os trabalhos no campo podem ser estendidos até março de 2020, indicando mais risco para a safra, já que as condições climáticas são potencialmente menos favoráveis, com menos chuva, dias mais curtos e, eventualmente, geadas no Sul do país.
A AgRural ressalta que as projeções são baseadas no atual ritmo de plantio da soja e alerta que se as condições climáticas forem muito diferentes da normalidade, o ritmo de plantio do milho pode ser diferente do estimado agora.
Adriano gomes, analista de mercado da consultoria comentou que é normal que parte do milho seja semeado em fevereiro e que maior volume de área deve ser semeado fora da janela. “Ainda está tudo muito aberto sobre o milho safrinha”, diz.