Uma inundação fez a família Ferri sair de Santa Helena, no Paraná, e ir para Mato Grosso na década de 1980. No quarto programa especial do projeto Mais Milho, o produtor Fernando Ferri recebeu a nossa equipe em Campo Verde (MT), para contar detalhes dessa história e revelar a receita do sucesso da família, que cultivava 125 hectares na região Sul e agora cultiva mais de 3 mil hectares no Cerrado.
Fernando diz que o milho sempre ocupou lugar de destaque na história de cultivo dos Ferri, e lembra da vez em que – por insistência da mãe – decidiram plantar o grão dourado em 100% da área semeada na segunda safra. “Isso resultou em uma boa colheita que gerou renda para investir em novas áreas“, destaca.
Os 3 pilares da fazenda
O agricultor comenta que são três os pilares seguidos à risca na fazenda: comprar bem os insumos, vender bem os grãos e, claro, produzir bem. Ele explica que “se o clima é o mesmo para todos”, é essencial que a compra dos insumos seja boa e barata.
“Você tem que saber quanto aquele material vai te entregar. Quando falamos de milho safrinha, o fator determinante da produtividade se chama água. Você tem que saber administrar o risco na safrinha”, afirma.
Foco na rentabilidade
Durante o bate-papo com Glauber Silveira, em frente à primeira casa de alvenaria na fazenda em Campo Verde (que, aliás, tem uma história bastante interessante), Fernando também fala sobre como são tomadas as decisões quanto aos rumos dos negócios e explica como o foco na rentabilidade garantiu a expansão dos cultivos da família “com os pés no chão”.
*Sob supervisão de Luiz Patroni