Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novo presidente da ABCCC será conhecido nesta quarta-feira

Cerca de 1,9 mil associados estão aptos a exercer o direito do voto até as 17h

Fonte: Fábio Santos/Canal Rural

Acontece nesta quarta-feira, dia 31, em Esteio (RS), a tão aguardada eleição para a presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).  A disputa entre Dado Suñe e Marcelo Moglia movimentou a comunidade dos criadores da raça.

Pouco antes das 9h, associados já se organizavam em frente à pista da mangueira no Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a 39ª edição da Expointer. O dia foi importante para a raça não só por escolher um novo representante, mas também pelo fato de essa ser apenas a segunda vez na história da ABCCC que uma eleição tem duas chapas. Nas anteriores, a votação contava apenas com um chapa.

O voto é manual e cerca de 1,9 mil associados estão aptos a exercer o direito ao voto até às 17h. A apuração acontece logo após o término da votação, cujo resultado será conhecido no final do dia.

Logo no início da votação, o candidato Dado Suñe foi às urnas com seus apoiadores. Por volta de meio-dia, seu opositor, Marcelo Moglia, também efetuou o seu voto. O processo eleitoral ocorre durante todo o dia e o resultado deve ser divulgado ainda hoje.

Conheça os candidatos

Eduardo Móglia Suñe, mais conhecido como Dado Suñe, é proprietário da Cabanha Quilero, de Bagé, interior do Rio Grande do Sul. Aos 19 anos, ele correu em uma égua de sua propriedade na final do Freio de Ouro e, há três décadas, é jurado morfológico e funcional da raça.

O candidato julgou por duas ocasiões a morfologia da Expointer e é um dos jurados com maior número de participações na final do Freio de Ouro. Eduardo já foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, além de vice-presidente e presidente da Associação Rural de Bagé. Atualmente, ele é vice-presidente de núcleos da ABCCC.

Marcelo Rezende Moglia é da quarta geração de criadores de cavalos crioulos. Proprietário da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá, também no interior gaúcho, Marcelo já ganhou o Freio de Ouro em 2002 e detém outros dez grandes títulos da raça.

Natural de Bagé, Marcelo tem 41 anos e três filhos. Seu pai, Paulo Gomes Moglia, foi presidente da ABCCC por duas gestões: de 1995 a 1997 e de 2004 a 2006. É também fundador do “redomão na lagoa”, um dos eventos de maior integração da raça crioula.

Sair da versão mobile