Sites e Especiais

Peste suína na China faz Abiove diminuir projeção de exportação de soja

A entidade projeta embarques de 68,1 milhões de toneladas do grão, contra 70,1 milhões de toneladas da estimativa de março

peste suína, porco, suíno, suinocultura, granja
Criadora examina suínos em uma granja na China – Foto: Xinhua

O surto de peste suína africana na China fez a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) diminuir em 2,9% a expectativa de exportação de soja do Brasil. A entidade projeta embarques de 68,1 milhões de toneladas, contra 70,1 milhões de toneladas da estimativa de março. No ano passado, os embarques do Brasil atingiram 83,6 milhões de toneladas, segundo a associação.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o preço da tonelada da carne suína vendida pelo Brasil já subiu US$ 1 mil em três meses, fato que demostra maior demanda pelo produto.

O surto de peste suína africana na Ásia já abriu oportunidades para a carne. As exportações do produto in natura do Brasil em abril alcançaram 51 mil toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Comex). Em relação a março, houve queda de 2,7% no volume diário embarcado. No entanto, na comparação com abril de 2018, houve incremento de 47,2% na quantidade média diária.