As áreas produtoras de café do Sudeste continuarão debaixo de chuva volumosa até a segunda quinzena de fevereiro, segundo a previsão do tempo. “O sul de Minas Gerais registrará mais de 100 milímetros nos próximos cinco dias. Serão outros 70 milímetros na Mogiana paulista”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.
Na semana que vem, a chuva desce um pouco, mas as duas áreas produtoras estão no meio do caminho e devem registrar novamente acumulados superiores a 100 milímetros. “Alerta para o risco de queda de barreiras”, diz.
Depois de 16 de fevereiro, a previsão do tempo indica que precipitação diminui, porque retorna ao Rio Grande do Sul, mas o Sudeste não terá tempo seco.
Em Araxá (MG), por exemplo, 27 dos próximos 30 dias serão de chuva, totalizando 321 milímetros acumulados. “A chuva volumosa se concentra na primeira quinzena, principalmente nesta semana”, afirma Desirée.
Já em Santo Antônio do Pinhal (SP), serão 23 dias de chuva, com acumulados de 296 milímetros. “Chuva mais pesada também na primeira quinzena”, diz.