O Canal Rural destacou nesta semana a história de uma família de pecuaristas onde a tradição tem passado de pai para filhos há muitas gerações. De fato, a presença de crianças acompanhando seus pais é bem comum na 39ª Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul.
No setor da Agricultura Familiar, a presença de crianças engatinhando, tocando acordeon ou correndo pelo pavilhão é rotina, fazendo justiça ao nome do local. Cassio Klein Corrêa, de cinco anos, frequenta a Expointer desde a barriga da mãe. Romarise Klein cria o menino sozinha, em Três Cachoeiras, no litoral gaúcho, e o sustento vem do artesanato. Cassio está dando os primeiros passos no ofício e algumas de suas criações já estão à venda.
O menino também gosta de música e tem encantado o público com seu acordeon. No próximo ano, vai ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental e nas aulas de violão do Projeto Pequeno Cidadão de sua cidade.
Outra criança que tem chamado a atenção no setor é a simpática Marília Gabriela, de 10 meses. Em sua primeira Expointer, ela fez dos produtores sua família, já que ajudam nos cuidados quando a mãe atende ao público. As duas dormem no caminhão da família e, durante o dia, distribuem sorrisos aos visitantes.
A pequena Marília Gabriela é o exemplo prático da participação feminina no evento que, neste ano, chegou a 85%. As mulheres são consideradas “carro-chefe” da agricultura familiar e conciliam todas as funções: esposa, mãe, dona de casa e empresárias.