O músico gaúcho Renato Borghetti acompanhado da Orquestra Unisinos Anchieta com a regência é do maestro Evandro Matté, apresentam nesta sexta, dia 4, o espetáculo Concertos de Galpão na Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Diferentes manifestações e expressões artísticas surgem através do movimento tradicionalista, por isso o projeto prioriza, além da tradição, a tradução música regionalista. No repertório está a releitura de canções rurais, como: “Milonga para Simões Lopes Neto”, “Merceditas”, “Fronteira” e “Sétima do Pontal”. Um encontro do campo com a cidade, da gaita com o violino, do laço com a batuta, do popular com a música de concerto.
Música para as crianças
Antes do show principal, a partir das 15h30, o projeto promove a formação de plateias, o Concertos de Galpão para Crianças permite o acesso do público jovem às raízes e costumes do Rio Grande do Sul. A primeira edição contará com Borghetti, Orquestra Unisinos Anchieta e o Grupo Pregando Peça.
O público infantil, formado por alunos de escolas públicas, irá aprender de maneira divertida, a composição de uma orquestra e as características dos instrumentos. O concerto didático terá a participação especial do grupo de percussão Vida com Arte, formado por 14 jovens, que ganham destaque no cenário musical da região unindo instrumentos de percussão pouco conhecidos no Sul do país com a música popular e erudita.