O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo em seu portal de educação a distância um curso gratuito que ensina aos produtores como preencher o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório por lei e que está marcado para vencer em maio do ano que vem.
As matrículas estão abertas para todo o Brasil e as aulas da primeira turma começam no próximo dia 25. O curso possui 20 horas-aulas e pode ser feito por qualquer pessoa com 18 anos ou mais.
Ele está dividido em três módulos. O primeiro comenta cada um dos artigos do novo Código Florestal relacionados ao CAR. O segundo módulo dá todas as orientações necessárias para a inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). No terceiro, o participante aprende a trabalhar com vetores dentro da plataforma Sicar.
– O CAR tem que estar preenchido corretamente porque, além de todo o benefício que vai trazer para a natureza, a partir do momento em que a lei entrar em vigor, o produtor só terá acesso ao crédito bancário com o imóvel cadastrado. E o CAR também será exigido para o licenciamento ambiental e nas transações de compra e venda da propriedade – diz o assessor técnico do Senar, Mateus Tavares.
Segundo ele, a principal dificuldade dos produtores no preenchimento do CAR é a interpretação do novo Código Florestal, além de questões práticas de informática.
– Se o produtor não compreende claramente as disposições da lei que protege a vegetação nativa do país, não vai saber fazer o cadastro corretamente e pode acabar ficando irregular. Mesmo contratando um profissional de informática para realizar o cadastro eletrônico, ele precisa estar seguro quanto à legislação para orientar o trabalho – afirma.