O Brasil deve produzir 124,609 milhões de toneladas de soja na temporada 2019/2020, aponta a consultoria Safras & Mercado. Isso representa alta de 4,4% em relação ao ciclo anterior, que ficou em 119,306 milhões de toneladas. No relatório passado, a consultoria projetava 124,188 milhões de toneladas.
Com a colheita praticamente encerrada, Safras indica aumento de 2,1% na área, que ficou em 37,152 milhões de hectares. Em 2018/2019, o plantio ocupou 36,384 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.296 quilos por hectare para 3.371 quilos.
Segundo o analista da Safras & Mercado Luiz Fernando Roque, foram feitos apenas pequenos ajustes em produtividades médias registradas em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, embora em uma escala bastante inferior aos registrados do Rio Grande do Sul, ao longo da colheita constatou-se que a falta de chuvas também trouxe problemas para parte das lavouras catarinenses. Dessa forma, a produtividade média das lavouras do estado foi revisada para baixo.
Já no Sudeste e no Centro-Oeste, a finalização da colheita revelou produtividades ainda melhores que as estimadas anteriormente em Mato Grosso e Goiás. “Tais ajustes acabaram compensando as perdas em Santa Catarina, resultando em um pequeno aumento na estimativa de produção do país frente ao número março. A nova safra recorde brasileira está consolidada”, conclui o analista.