Soja Brasil inicia segunda rota para mostrar produção no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Equipe do Canal Rural começa nova etapa dia 2, em busca de um panorama completo do mercado agroÉ hora de colocar o pé na estrada de novo. A equipe do Canal Rural começa na próxima segunda, dia 2, mais uma expedição pelo Projeto Soja Brasil. Os repórteres Kellen Severo, João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro dão início a mais uma jornada, que desta vez visita os três Estados do Sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na primeira fase desta grande viagem, eles percorreram a região Centro-Oeste do país, onde exploraram plantações de soja, conversaram com produtores e especialistas do agronegócio, e traçaram um panorama do desempenho e economia agrícola na região. Agora, novamente a bordo, a equipe está cheia de expectativas para mais uma jornada.

>>Reveja os vídeos da primeira rota

– A expectativa é sempre muito otimista. Abrem-se agora portais para descobrir novas histórias, desafios, diferenciais entre os Estados visitados e os que ainda vão vir. A competitividade de cada região, o bônus e o ônus de cada cidade. É sempre uma grande busca, mas cheia de recompensas. Será assim também para esta segunda etapa – adianta a repórter Kellen Severo.

Para percorrer cada município da nova rota, a equipe Soja Brasil contará com veículos equipados com sistema de transmissão ao vivo. Junto com eles, analistas da Safras & Mercado e o consultor do Canal Rural Áureo Lantmann conduzirão uma pesquisa a campo para traçar o perfil do produtor rural no país.

Lantmann salienta que a segunda rota do Soja Brasil irá percorrer as áreas mais tradicionais no cultivo da soja no Brasil. Segundo ele, os três Estados praticam uma agricultura bastante estável, graças à técnica do plantio direto.

– Estaremos atentos para revelar aos seguidores do projeto Soja Brasil a diversidade de tecnologias usadas nessa região, bem como seus impactos nos rendimentos da soja. Vamos tentar entender como no Estado do Paraná se conseguiu uma média de 56 sacas por hectare na última safra, o resultado da irrigação da soja no Estado do Rio Grande do Sul, e a qualidade e quantidade de sementes produzidas nas áreas mais altas de Santa Catarina – adianta o pesquisador.

– Nosso público pode esperar uma conversa tete a tete, chegando dentro de sua casa, levando informação em tempo real e discutindo problemas locais, regionais, nacionais, em todas as áreas, – seja política, técnica, econômica, de organização e gestão do seu negócio – resume o diretor-executivo da Aprosoja MT, Luiz Nery Ribas.

Nossa Transmissão:

A Expedição Soja Brasil contará com cobertura diária dos programas Mercado &Cia (edições das 12h20 e 18h30) e Rural Notícias (19h), com participações ao vivo mostrando a realidade das lavouras nas cidades percorridas na segunda rota.  Além disso, reportagens especiais serão apresentadas nos telejornais do Canal Rural. O público poderá acompanhar todas as informações em tempo real no site especial do projeto, no Blog Soja Brasil e na página do projeto no Facebook.
 
Para quem prefere conferir tudo com a tecnologia mobile, o aplicativo Soja Brasil está disponível e gratuito para download em smartphones e tablets, com notícias e informações sobre clima e cotações.

Confira a rota inicial e não deixe de participar se a expedição visitar a sua cidade!

DEZEMBRO

02 – Cornélio Procópio (PR) / 03 – Maringá e Campo Mourão (PR) / 04 – Cascavel (PR) / 05 – Guarapuava (PR) / 06 – Pato Branco (PR) / 07- Campos Novos (SC) / 08 – Campos Novos (SC) / 09 – Campos Novos e Concórdia (SC) / 10 – Erechim e Passo Fundo (RS) /11 – Cruz Alta e Santo Ângelo (RS) / 12 – São Luiz Conzada e Santiago (RS) / 13 – Tupanciretã e Tapera (RS).

A expedição faz parte do Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

Nesta edição, o projeto Soja Brasil conta com o patrocínio de Basf, Mitsubishi Motors, Monsanto e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes. A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).