4ª Festa do Morango reúne cadeia produtiva e festeja crescimento da cultura na região de Pelotas (RS)

No final de semana dos dias 12 e 13 de novembro, aconteceu a 4ª Festa do Morango no Parque Stoneland, no distrito da Cascata em Pelotas. Com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da fruta, 150 bancas foram destinadas para produtos, artesanato e agroindústria. A festa comemora a expansão da cultura na região, que cresce em número de produtores e de área cultivada. Hoje, Pelotas é o segundo lugar em número de produtores, com 200, e é o quarto produtor do morango no estado do Rio Grande do Sul.

Para os produtores, a chance foi de apresentar o trabalho diretamente para o consumidor e valorizar uma cultura de qualidade da região. O produtor João Carlos Bender vende morango para vários lugares do Brasil e recebe elogios aos materiais produzidos em Pelotas. “Nas outras cidades vejo o pessoal comentar que o nosso morango é mais doce, é mais graúdo, é mais saboroso, então nós aqui temos qualidade, temos tamanho, temos variedades e temos solo para isso que é um importante da nossa região”, comenta.

O evento também abriu espaço para a tecnologia com estandes da Emater-RS/Ascar e da Embrapa. No primeiro, os extensionistas tiraram as dúvidas dos produtores e apresentaram as novidades de tecnologias da cultura. No segundo, pesquisadores apresentaram os avanços da pesquisa e uma nova cultivar que será lançada no início de 2023. Nos dois dias de evento, mais de 25.000 pessoas visitaram o parque e a expectativa é de uma produção de 1700 toneladas de morango.

 

Por Embrapa