Abag repudia aumento de ICMS sobre o agro de São Paulo: 'Efeito nefasto'

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) publicou nota de repúdio contra a decisão do governo de São Paulo de aumentar a alíquota de ICMS sobre insumos importantes para o agronegócio paulista.

“Estudos mostram os efeitos econômicos nefastos dessa decisão, não só em termos de inflação nos preços de bens de primeira necessidade, mas, também, na perda de competitividade das empresas do estado. Devemos olhar para o impacto que isso causará à sociedade paulista e brasileira, no rastro de uma pandemia jamais vista e um cenário traumático marcado pela recessão e o desemprego”, diz a entidade.

A Abag se coloca ao lado das lideranças do agro e dos produtores rurais, pedindo a derrubada da medida. “Clamamos para que o governador João Dória, seus secretários e líderes políticos reflitam profundamente sobre a proporção, dimensão e a rapidez que mobilizações de produtores, em manifestações democráticas, deverão ocorrer nos próximos dias. Com urgência, precisamos evitar o impacto econômico negativo da lei 17.293”, diz.