Ações da Ásia fecham em alta após acordo entre EUA e China

Os principais índices do mercado de ações da Ásia fecharam a quinta-feira, 16, em campo positivo, após a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China, e com foco em dados econômicos. A bolsa de Tóquio teve alta de 0,07%, a  23.933,13 pontos e a de Hong Kong, incremento de 0,38%, a 28.883,04 pontos.

O presidente norte-americano, Donald Trunmp, e o vice-premiê da China, Liu He, assinaram o acordo na quarta, 15, em uma cerimônia na Casa Branca. Trump reiterou  que as negociações da segunda fase devem começar em breve, e que pode remover as tarifas em vigor a produtos chineses com a conclusão da próxima etapa. 

“O tão esperado acordo comercial de primeira fase foi finalmente assinado. Após dois anos turbulentos de disputas comerciais que pesaram sobre a economia global, os investidores receberam algum alívio, com os Estados Unidos e a China concordando com uma pausa na guerra comercial”, disse o analista do FXTM, Hussein Sayed. 

Segundo ele, porém, a reação do mercado foi relativamente moderada à assinatura do acordo. “Quase todos os detalhes já eram conhecidos dos investidores e precificados pelos mercados. Agora, os investidores precisam esperar e ver se a situação comercial melhora ou se as tarifas serão reimpostas mas, a curto prazo, a atenção será direcionada para os balanços de empresas e dados econômicos”.

Por Agência Safras