Um acordo bipartidário que leve à liberação de estímulos para a economia dos Estados Unidos pode ser alcançado antes das eleições presidenciais de 3 de novembro, disse a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi. Apesar do otimismo, ela alertou que ainda há um longo caminho a ser percorrer em busca de um entendimento com a Casa Branca.
“Estamos a caminho de redigir um acordo sobre estímulos”, afirmou ela em entrevista para a rede MSNBC. “Podemos ter esse acordo antes da eleição, depende apenas da vontade do presidente Trump”, acrescenta.
Pelosi disse que as negociações continuam e que há progresso com relação a alguns pontos, entre eles, sobre a pandemia do novo coronavírus.
“O maior passo à frente nas negociações é que acho que eles estão prestes a abraçar a ciência de uma forma substancial”, afirma.
A presidente da Câmara, no entanto, lembrou que nem tudo está resolvido ainda. “O presidente Trump ilude quando diz que já viramos a esquina quando o assunto é estímulo. Nada está resolvido ainda, temos um longo caminho a percorrer”, diz.
Na quarta-feira, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows chegou a dizer que acreditava que um entendimento seria possível em 48 horas, prazo que acaba hoje. Enquanto a Casa Branca trabalha em uma proposta de US$ 1,9 trilhão, os democratas querem US$ 2,2 trilhões. Assuntos como ajuda a governos locais e o plano nacional para a covid-19 ainda seguem pendentes.
Por Agência Safras