Açúcar: produção da Índia cresce 10% na safra 2021/22

A produção de açúcar da Índia na safra 2021/22 (de 01 de outubro de 2021 até 30 de novembro de 2021) totalizou 4,72 milhões de toneladas, contra 4,30 milhão de toneladas no mesmo período da temporada 2020/21, elevação de 9,7%, conforme comunicado de imprensa divulgado hoje pela Associação das Usinas de Açúcar da Índia (ISMA, na sigla em inglês).

A ISMA destacou que, até 15 de novembro, 416 usinas já estavam ativas moendo cana, contra 409 no mesmo período do ano passado. Como algumas unidades do oeste do país iniciaram a safra mais cedo neste ano, particularmente no estado de Maharashtra, os números de produção cresceram, disse a entidade. Ao mesmo tempo, a disponibilidade cana para moagem aumentou.

Segundo a ISMA, as usinas já firmaram contratos para exportar 3,5 milhões de toneladas de açúcar ao longo da temporada. A maior parte dos contratos foi firmado enquanto as cotações internacionais estavam acima da linha de 20 centavos de dólar por libra-peso. Nas últimas semanas, poucas exportações foram alinhadas, na medida em que as cotações caíram.

A pressão sobre as usinas para exportar diminuiu e, assim, uma quantidade expressiva de açúcar, equivalente a 3,4 milhões de toneladas, foi desviada para a produção de etanol, disse a ISMA. Aparentemente, as usinas esperarão as cotações subirem para a linha de 21 centavos ou mais antes de assinarem novos contratos para embarques, completou a entidade.

Por Agência Safras