Aftosa: Brasil vai levar novo status sanitário para Japão e Coreia

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal,  disse há pouco, em coletiva de imprensa, que o Brasil e o setor privado levarão ao conhecimento de mercados interessados em vir a adquirir carne bovina do país, como Japão e Coreia do Sul, a nova condição de seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação. “Também serão ampliadas conversas junto a mercados que já compram do Brasil, para a possibilidade de virem a adquirir uma gama maior de produtos”, sinaliza.

No caso da carne suína, o Brasil sinalizará a mercados que importam atualmente apenas de Santa Catarina, como Japão, Coreia e Estados Unidos, para que possam vir a buscar a proteína em outras regiões do país também.

Leal afirma que haverá uma valorização ainda maior para a carne bovina e suína brasileira embora não seja possível mensurar, de imediato, em que proporções as exportações poderiam vir a ser ampliadas.

O diretor do Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcos, salientou que o novo status concedido hoje ao Brasil inclui ainda a inclusão do estado do Paraná como uma zona independente de Peste Suína Clássica. “Na prática, caso haja uma reintrodução da doença no país, o estado ficaria protegido e não seria prejudicado”, resume. Atualmente o Brasil conta com 11 estados considerados como livres de Peste Suína Clássica.

Por Agência Safras