A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, cancelou a licitação internacional aberta na segunda-feira, 11, à noite para a compra de um volume não determinado de trigo para entrega entre 18 de fevereiro e 5 de março, conforme traders.
A decisão ocorreu após o país ter recebido apenas quatro ofertas – volume bem abaixo do habitual -, em meio à cautela do mercado a respeito de um eventual aumento nas taxas de exportação de trigo da Rússia.
Analistas do mercado acreditam que a Rússia esteja considerando aumentar os impostos de exportação sobre o trigo, que hoje são de 25 euros (US$ 30) por tonelada. Das quatro ofertas recebidas, a mais barata foi para trigo romeno, que custaria US$ 292,97 a tonelada.
O país aumentou suas compras do cereal na tentativa de construir estoques estratégicos do grão, dadas as preocupações com a segurança alimentar durante a pandemia do coronavírus. O gabinete do país disse nesta segunda, 11, que mantinha reservas de trigo suficientes para cinco meses.
Por Estadão Conteúdo