Os preços da alface subiram nos últimos dias nas regiões produtoras do estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, a alface americana foi a que mais se valorizou, registrando alta de 26,44% entre os dias 7 e 11 de outubro. A variedade fechou o período com média de R$ 13,19 a caixa com 12 unidades.
Analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) relatam que a americana está em falta na região, devido à boa procura. Apesar disso, a demanda segue abaixo das expectativas para a época.
Em Ibiúna, por sua vez, foi a perda de qualidade das folhosas que reduziu o volume disponível e impulsionou os preços. Houve relatos de queima de bordas e de estragos relacionados ao acúmulo de hortaliças no campo, que passaram do ponto devido ao ciclo curto, por conta dos dias mais longos. Além disso, o tempo chuvoso também prejudicou as roças.
Na última semana, a alface crespa teve preço médio de R$ 7,75 a caixa com 20 unidades na praça paulista, valorização de 22,37% frente à média da semana anterior.