A projeção de semeadura do algodão prevê que grande parte das áreas serão plantadas dentro da janela
ideal em Mato Grosso. O adiantamento na semeadura da soja (safra 2021/22) tende a favorecer a janela de cultivo do algodão 2a safra – considerada até 31 de janeiro – segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Diante do atual cenário, a projeção da curva de semeadura da fibra revela que mais de 82% das áreas previstas poderão ser semeadas até o fim de janeiro. Com o maior percentual de área cultivada dentro do período ideal, o risco com a perda da produtividade esperada diminui, como foi visto nas safras 2018/19 e 2019/20, que apresentaram os maiores rendimentos.
Por esses motivos, o cotonicultor está otimista quanto à próxima safra de algodão e, com o preço da pluma futura atrativo, a decisão de semear a fibra está mais favorável. Por outro lado, a concorrência por área na
“safrinha”, devido à valorização do milho, ainda pode ser um fator de peso na decisão do produtor em semear algodão em algumas regiões, o que será avaliado de forma melhor nas próximas estimativas da safra 2021/22.
Por Agência Safras