Sustentados pela paridade de exportação, os preços domésticos do algodão seguem em recuperação. A pluma fechou a quarta-feira cotada a R$ 2,86/libra-peso na média do CIF de São Paulo, com alta de 0,38% em relação à véspera e elevando os ganhos ante a igual período do mês passado para 5,8%. Comparado ao mesmo período do ano passado a retração é de 0,8%. “Mais uma vez os preços domésticos contaram com a combinação de altas no câmbio e em Nova York para se elevar”, comentou o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento.
No Fob exportação do porto de Santos São Paulo a fibra brasileira fechou cotada a 66,81 cents de dólar por libra-peso (c/lb). Esse valor ficou 2,4% abaixo do contrato spot negociado na Ice Futures. Há um mês estava 7,3% abaixo.
De acordo com o analista, os produtores seguem com as atenções voltadas para as lavouras da safra nova. “Com o plantio encerrado em todo o país e com as chuvas normalizando nos estados que enfrentavam estiagem, a expectativa é de uma safra com boa produtividade. Contudo, muitos produtores têm reportado a preocupação com ataques mais frequentes de bicudo algodoeiro. O combate a infestação dessa praga tende a elevar o custo de produção”, destaca.
Por Agência Safras