A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o algodão fechou com preços mais baixos nesta
sexta-feira, 19.
As cotações foram pressionadas no dia por fatores técnicos e pela apreensão envolvendo as notícias das relações comerciais entre Estados Unidos e China. O consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento, observa que a primeira reunião deste ano entre o maior exportador e o maior importador de algodão do mundo terminou com acusações de ambos os lados sobre questões relacionadas aos campos sociais, políticos e econômicos.
Segundo Bento, a explicação para a queda também esteve em liquidação nos contratos da safra velha, onde as posições estão mais compradas. “A situação de aperto no abastecimento neste ano, com a produção caindo mais de
1 milhão de toneladas e as exportações em alta, motivou os especuladores a carregarem as mãos em posições compradas. Com os contratos se aproximando da liquidação, existe um movimento de realização”, comenta.
No balanço da semana, o contrato maio acumulou uma baixa de 3,3%.
Os contratos com entrega em maio/2021 fecharam no dia a 84,68 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 0,77 centavo, ou de 0,9%. Julho/2021 fechou a 85,72 centavos, com desvalorização de 0,70 centavo, ou de 0,8%.
Por Agência Safras