Amcham aproveita viagem de Lula para lançar agenda de cooperação Brasil-EUA

Por ocasião da reunião marcada para a sexta-feira, 10, entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington, a Amcham Brasil apresentou nesta quinta-feira, 10, uma agenda de fortalecimento das relações bilaterais. A avaliação é de que, com o intercâmbio comercial em seu auge histórico, o momento favorece uma aproximação ainda maior entre os países em pautas estratégicas.

Enviado a representantes de ambos os governos, o documento apresenta propostas para aprofundamento da parceria em três eixos: meio ambiente e clima, o que inclui o fomento da transição energética; cadeias produtivas; e comércio e investimentos.

Entre as possibilidades, a Amcham cita a cooperação contra o desmatamento, inclusive no Fundo Amazônia, e um plano de ações com vista à maior integração das cadeias de produção, tendo como foco setores considerados estratégicos, como semicondutores, produtos de saúde e fertilizantes. Também reitera, dentro da pauta de comércio e investimentos, a demanda por um acordo que trate da dupla tributação dos fluxos de capital e de mercadorias entre os países.

Fonte: Estadão Conteúdo