O advogado e professor Alberto Fernández é o novo presidente da Argentina. Ele foi eleito neste domingo, 27, com 48,03% dos votos. Seu adversário, Mauricio Macri, conseguiu 40,7% dos votos. Fernández é da coalizão de esquerda Frente de Todos e sua vice é a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país. O novo governante assume o posto dia 10 de dezembro.
Alberto Fernández participou do governo de Néstor Kirchner, entre 2003 e 2007, como chefe do gabinete de ministros, e continuou no primeiro governo de Cristina Kirchner. No ano seguinte, em 2008, Fernández renunciou em meio a uma crise e se tornou crítico do governo de Cristina. Ano passado, dez anos depois de romperem, houve uma reaproximação entre os dois. Alberto, então, se tornou candidato à presidência, convidado por Cristina para compor a chapa. Ele é advogado e professor de direito penal e civil argentino, e dá aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Mauricio Macri, atual presidente argentino, que assumiu em 2015, deixa o cargo com uma grave crise econômica e social instalada no país. A inflação prevista para este ano é de 55%, sendo que 30% das pessoas vivem em situação de pobreza e os sem-teto representando quase 10% da população.
Canal Rural, com informações da Agência Brasil