O Ministro do Desenvolvimento Produtivo da Argentina, Matias Kulfas, encontrou-se com o embaixador da China, Zou Xiaoli, para avançar em acordos bilaterais de investimento, com foco em projetos de economia verde e digital.
Durante a reunião, o ministro da Produção argentino informou que vai enviar ao Congresso projeto de lei para estimular o desenvolvimento da mobilidade sustentável e concordou com o embaixador Zou em destacar os compromissos de descarbonização de ambos os países, com ênfase nas oportunidades de desenvolvimento para novos setores para acompanhar a transição ecológica.
Além disso, foi destacado o potencial da Argentina para satisfazer a crescente demanda por metais que irão conduzir a transição para energias não poluentes e as oportunidades que Vaca Muerta representa para o desenvolvimento de gás natural como combustível de transição, até atingir uma matriz de geração de eletricidade completamente descarbonizada.
As duas partes concordaram em destacar as oportunidades da economia circular, a otimização dos processos de produção e tratamento de resíduos, com potencial para geração de energia e outros usos relevantes. O ministro e o embaixador concordaram em continuar trabalhando para aprofundar e maximizar as oportunidades na agenda bilateral.
“Com a China, compartilhamos uma visão de futuro, de desenvolvimento sustentável, com foco na inovação. É importante avançar em acordos para aprofundar essas concordâncias”, disse o chefe da produção argentina.
Por Agência Safras