O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, repudiou um incêndio no campo do vice-presidente das Confederações Rurais da Argentina (CRA), Gabriel de Raedemaeker, na província de Córdoba. O incidente foi considerado como intencional, queimando cinco hectares de trigo e 30 hectares de milho de um lote de 100 hectares.
Em comunicado, o ministro afirmou que “repudia categoricamente os atos de vandalismo contra o setor agropecuário, como são os incêndios intencionais ou ataques ao silos de qualquer produtor do país”. “Estamos em comunicação permanente com o setor, atendendo aos problemas causados pela pandemia global que estamos enfrentando entre todos, e rechaçamos qualquer delito que tente gerar um conflito inexistente”, apontou o ministro.
Por outro lado, as CRA afirmam que “a quebra de silos, o abigeato, assassinatos de produtores e incêndios intencionais” estão sendo denunciado e ocorrem “cada vez com mais frequência”. “Pedimos que o Poder Executivo Nacional se manifeste, garantindo a seus cidadãos o livre exercício de seus direitos democráticos, para que reclamar seja um direito de todos e não de alguns poucos protegidos”, apontou o comunicado das CRAs.
Por Agência Safras