Arroz: Brasil anuncia exportação de 30 mil toneladas para o México

O Brasil está confirmando sua primeira venda de arroz em casca para o México, num volume de 30 mil toneladas, que devem ser embarcadas em Rio Grande (RS). Nas próximas horas deve ser anunciado um segundo barco, com mais 30 mil toneladas, segundo traders e agentes de negócios do setor.

Já havia expectativa deste anúncio há 10 dias, desde que o país latino da América do Norte divulgou que estava retirando uma série de imposições sanitárias que são debatidas pelo menos há três anos. Os mexicanos exigem que o Brasil realize fumigação das cargas com brometo de metila, o que é proibido desde 2011 no país. E algumas das pragas nomeadas pelo comprador nem existem no Mercosul.

Para os agentes de negócios, trata-se de uma barreira comercial que usa argumento sanitário como impeditivo. No entanto, precisando comprar para abastecer seu mercado, diante da pandemia do novo coronavírus e com seu principal fornecedor, os Estados Unidos, sem capacidade de atender a demanda por estar na entressafra e sem estoques disponíveis – e com preços altíssimos -, o governo mexicano derrubou as barreiras. As informações partem da Planeta Arroz.

Por Agência Safras