O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informa que dá por encerrada a semeadura de arroz irrigado da safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul. No levantamento realizado pela autarquia, a intenção da semeadura do cereal no Estado, informado pelos produtores gaúchos, foi de 862.498 hectares. No final da última semana, a área total atingiu 849.063 ha (98,44%). As informações são do Departamento Técnico do Irga.
Todas as seis regionais estão com quase 100% de suas áreas semeadas. Existem relatos de pequenas áreas ainda sendo semeadas nas regionais, mas que devem estar finalizadas até o final de dezembro. Essas áreas serão computadas no levantamento final do instituto, juntamente com os dados de sistema de cultivo e cultivares semeadas no Rio Grande do Sul.
A área efetivamente semeada no Estado será divulgada em fevereiro de 2023, durante a 33 Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão (RS). O Irga informa ainda que, na ocasião, fará uma coletiva de imprensa, prevista para 14 de fevereiro, quando divulgará também as áreas de milho e soja semeados em terras baixas.
Agência Safras