O plantio de arroz está finalizado no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 99%. Em igual período do ano passado, 97%. A média para os últimos cinco anos é de 96%.
A área estimada de arroz pelo IRGA é de 862.498 hectares. A produtividade projetada é de 8.226 kg/ha. A semeadura foi encerrada. Há pequenas áreas, sem relevância estatística, para complementação na região Centro/Leste do Estado.
As chuvas ocorridas entre 30/11 e 04/12, apesar de mal distribuídas e de volume variável, foram importantes para o desenvolvimento vegetativo e para o início do ciclo reprodutivo (R1), que ocorre em 1% das lavouras. As condições climáticas foram satisfatórias para a implantação do cereal, e é necessária a continuidade de períodos longos de insolação com água à disposição para a manutenção do potencial produtivo.
A principal atividade dos rizicultores no período foi o manejo de irrigação, alguns tratos culturais de fertilidade e controle de invasoras. As informações são do boletim semanal da Emater-RS.
Por Agência Safras