Ásia: ações fecham em alta com acordo comercial e estímulos da China

Os principais índices do mercado asiático de ações fecharam a quinta-feira, 2, em alta, com otimismo sobre o acordo comercial entre  China e os Estados Unidos e com a divulgação e novas medidas de estímulos pelo banco central chinês. A bolsa de Hong Kong fechou com alta de 1,25% a 28.543 pontos e a de Xangai com alta de 1,15%, com 3.085 pontos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a primeira fase do acordo comercial com a China será assinada no dia 15 de janeiro, na Casa Branca, e que logo em seguida começarão as negociações entre os dois países para a segunda fase do pacto.

“Não obstante, a China adotou medidas adicionais de liquidez para garantir que a economia receba um impulso adequado no início do ano”, disse o analista da Oanda, Andrew Robinson. Isso porque o Banco do Povo da China (Pboc), o banco central do país, vai reduzir a taxa de compulsório bancário. “É o oitavo corte desde o início de 2018, quando as guerras tarifárias começaram, o que levou a economia a desacelerar em seu ritmo mais fraco em 30 anos”, disse ele.

Por Agência Safras