Atraso no plantio da soja deve afetar 2ª safra de algodão, diz Imea

O atraso na semeadura da soja em MT tende a afetar o algodão segunda safra, devido ao ciclo do algodoeiro ser mais longo que o do milho -“exigindo” que a cultura seja semeada até final de janeiro, de acordo com do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

Assim, considerando a estimativa atual de área para o algodão e de colheita da soja, a projeção da curva de semeadura da fibra mostra que menos de 50% das áreas poderão estar semeadas até o fim de janeiro. Tal cenário poderá influenciar alguns produtores a deixarem de cultivar o algodão, devido à probabilidade de redução na produtividade.

Com os altos custos da cultura, o produtor tende a não correr tanto risco -ainda mais com o milho valorizado. Porém, é importante destacar que algumas regiões do estado terão que ressemear a soja, o que pode dar lugar ao algodão safra, principalmente os produtores que já negociaram boa parte da safra 20/21 e terão que produzir mesmo com os riscos apontados, podendo modificar a curva de plantio.

Por Agência Safras