Banco Central está relativamente tranquilo com inflação, diz Campos Neto

Sem olhar para o curto prazo, o Banco Central analisa a inflação num intervalo mais amplo, disse nesta quarta-feira, 25, o presidente do órgão, Roberto Campos Neto. Em evento organizado por cooperativas de crédito, ele disse que o BC ainda está tranquilo em relação ao comportamento dos preços, apesar de estar vigilante.

“Temos dito que estamos relativamente tranquilos. Estamos acompanhando o processo”, declarou Campos Neto em evento organizado pelo Sicoob Engecred. Ele disse que a autoridade monetária não pode ater-se as oscilações temporárias de preços ao definir a taxa Selic (juros básicos da economia), mas observar a inflação no médio e no longo prazo.

“Há quatro meses, por exemplo, a gente estava recebendo uma enxurrada de críticas no sentido de que deveria ter reduzido ainda mais os juros básicos, já que o cenário de inflação era outro”, declarou Campos Neto. Atualmente, a Selic está em 2% ao ano, no menor nível da história. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC informou que o impacto dos alimentos sobre a inflação é temporário.

Por Agência Safras