Banco do Brasil diz que André Brandão ainda é presidente da instituição

O Bando do Brasil divulgou no início da tarde desta quinta, 14, um comunicado dizendo não haver qualquer pedido formal de substituição do presidente da instituição financeira.

“Em referência às notícias divulgadas na mídia em 13 de janeiro sobre suposta destituição do Sr. André Brandão do cargo de Presidente, o Banco do Brasil S.A. (BB) informa que não recebeu no âmbito de seus órgãos de governança nenhuma comunicação formal por parte do acionista controlador sobre qualquer decisão a respeito do assunto, conforme disposto no Estatuto Social do BB e na Lei no. 4.595/1964”, disse o comunicado. Segundo o banco, fatos adicionais relevantes serão “divulgados prontamente ao mercado”.

Jair Bolsonaro

A proposta do BB de fechar 112 agências e desligar 5 mil funcionários abriu uma crise no governo e pode levar à demissão do presidente de André Brandão, menos de quatro meses após sua posse. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demiti-lo pelo desgaste provocado com o anúncio, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda tenta demovê-lo da ideia.

Embora a reestruturação do banco tenha agradado investidores e tenha sido considerada positiva pela equipe econômica para um reposicionamento do banco com enfoque no digital, o anúncio foi considerado inoportuno neste momento em que o Palácio do Planalto negocia apoio para os comandos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A eleição está marcada para o início de fevereiro.

Com os rumores sobre a possível demissão de Brandão, as ações do Banco do Brasil na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fecharam na quarta-feira com queda de 4,71%.

Por Canal Rural, com informações do Estadão Conteúdo