Entidades do setor de biodiesel enviaram ao Ministério das Minas e Energia (MME) uma solicitação de apoio para criação de uma linha de financiamento para armazenagem de soja para processamento. A demanda total por recursos foi estimada em R$ 9 bilhões para uma janela de operação até janeiro de 2021.
De acordo com a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), o aumento da demanda da China pelo grão e a entressafra dos Estados Unidos em um ambiente de câmbio favorável poderiam reduzir a disponibilidade da oleaginosa. Vale lembrar que o biodiesel tem como sua principal matéria-prima o óleo de soja.
“O recurso seria tomado e o pagamento do financiamento feito à medida que a soja estocada é processada e o biodiesel comercializado para as distribuidoras. A ação poderia estar no contexto das iniciativas do governo federal visando dar liquidez ao mercado de crédito empresarial, para permitir que o setor industrial tenha capital de giro disponível a preços competitivos”, disse a entidade.