Nesta parcial de dezembro, até o dia 18, o peso médio do animal de reposição negociado em Mato Grosso do Sul registra média de 174,31 quilos, segundo levantamento realizado diariamente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Trata-se da menor média mensal desde janeiro de 2002, quando esteve em 173,47 quilos.
Pesquisadores do Cepea indicam que, analisando-se a série de sazonalidade do peso do bezerro, observa-se que, de fato, esses animais tendem a ser mais leves em dezembro, especialmente, e em janeiro. Isso porque esses bezerros nascem geralmente em maio, atravessando os primeiros meses de desenvolvimento na época mais seca do ano. Em dezembro de 2019, no entanto, o que chama a atenção é que o peso é um dos mais baixos de toda a série do Cepea.
De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas ligado à USP, esse cenário pode estar atrelado ao atraso das chuvas no Centro-Oeste em 2019, que teria limitado ainda mais o ganho de peso desses animais. Outro motivo que pode ter influenciado a comercialização de um bezerro mais leve é a demanda por parte de recriadores, que tende a estar mais aquecida, devido ao elevado patamar de preço da arroba do boi gordo.