O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve assinar nesta quarta, 31, o contrato de concessão de dois trechos da ferrovia Norte-Sul à empresa Rumo S.A. São mais de 1.500 quilômetros de trilhos concedidos por 30 anos para a concessionária. A Expectativa é de investimentos de R$ 2,7 bilhões nas três décadas e que sejam transportadas mais de 22 milhões de toneladas de cargas entre Estrela D’Oeste (SP) e Palmas (TO).
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acompanha a comitiva do presidente. Além dela, os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também estão em Goiás para a cerimônia.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e deputados da base governista, como o líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PSL-GO), também acompanham o evento.
A ferrovia Norte-Sul foi projetada com o objetivo de se tornar uma espécie de espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. As obras de construção da ferrovia foram iniciadas em 1987. O trecho entre Açailândia, (MA) e Anápolis (GO) com cerca de 1.550 quilômetros, está pronto para uso.