A redução da poluição nas grandes cidades associada à utilização do etanol foi o principal ponto apresentado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em Nova Deli, Índia, em missão realizada entre os dias 3 e 8 de novembro deste ano.
O presidente da entidade, Evandro Gussi, falou a representantes da cadeia sucroenergética do país as vantagens da diminuição da dependência do petróleo importado e a consequente redução das emissões nos grandes centros a partir da utilização do biocombustível.
Os representantes brasileiros ainda falaram ainda sobre como a produção simultânea de açúcar e de etanol pode minimizar os riscos da atividade, uma vez que são oferecidas alternativas de mercado aos produtores.
“A Índia tem níveis de poluição extremamente elevados. Na semana que estávamos lá, os níveis de poluição estavam na ordem de 20 a 30 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O uso do etanol será bom não só para ajudar o país a reduzir a emissão de gases poluentes, mas também para reduzir a elevada dependência do petróleo estrangeiro”, diz Gussi.