A União Europeia está preparada para o fim do período de transição pós-Brexit, em 31 de dezembro, sem um acordo comercial com o Reino Unido, disse a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula von der Leyen. “Mas é claro que preferimos um acordo”, disse ela, em depoimento ao Parlamento Europeu antes da próxima reunião entre os chefes de Estado e de governo da UE, nos dias 10 e 11 de dezembro.
Ursula destacou que houve progressos nas negociações sobre questões importantes, como a aplicação da lei e a cooperação judiciária; a coordenação da segurança social e um possível texto final sobre bens, serviços e transporte. “No entanto, ainda existem três questões que podem fazer a diferença entre um acordo e nenhum acordo”, disse, citando que diferenças permanecem sobre igualdade de condições, governação e pescas.
Pesca
Com relação às pescas, ela disse que ninguém questiona a soberania do Reino Unido nas suas próprias águas, “mas pedimos previsibilidade e garantias aos nossos pescadores e mulheres, que navegam nestas águas há décadas, senão séculos”.
Por Agência Safras