Café: clima favorece abertura de novas floradas do arábica

Mesmo com o registro de chuvas abaixo do ideal em muitas regiões, as condições estiveram favoráveis para a abertura de novas floradas da safra 2021/2022 nos cafezais de arábica. Colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que as flores foram significativas no Sul de Minas, na Zona da Mata (MG) e em partes do Noroeste do Paraná, da Mogiana (SP) e do Cerrado Mineiro. Já em Garça (SP), agentes ainda esperam maiores volumes de chuvas para a indução de novas floradas para a safra de café.

Quanto ao conilon, também choveu nos últimos dias no Espírito Santo e em Rondônia. No estado capixaba, agentes apontam que o desenvolvimento da safra 2021/22 está dentro do esperado. Ainda que o tempo firme em setembro tenha prejudicado parte dos cafezais, as reservas hídricas do estado permitiram a irrigação e, com o retorno gradual das chuvas neste mês, o pegamento dos chumbinhos têm ocorrido sem grandes problemas.

Já em Rondônia, as lavouras foram um pouco mais prejudicadas nos últimos meses, sendo que colaboradores apontam que houve perda de algumas flores e, posteriormente, de chumbinhos, o que pode prejudicar a produção na próxima temporada.