A colheita da safra de 2023 de café na região de atuação da Minasul (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha), que fica no sul de Minas Gerais, está em torno de 30% a 40%, informou o Engenheiro Agrônomo da cooperativa, Fabricio Alves, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS.
Até 15 dias atrás, os produtores estavam colhendo lavouras manualmente. Porém, agora já se iniciou a colheita com máquinas em quase todas as propriedades, informou o agrônomo.
Sobre o clima, há 10 dias, a região recebeu uma chuva de um volume bastante considerável, atrapalhando o andamento da colheita. No entanto, na última semana começou a ser normalizada.
A qualidade do grão está adequada e dentro da normalidade. Sobre o rendimento, Alves disse que está bastante satisfatório e melhor do que o da safra anterior.
Por fim, o agrônomo disse que a porcentagem de café beneficiado ainda é pequena, por volta de 10%. O movimento nos armazéns cooperativos ainda é pouco. Ele frisa que acredita que os café ainda estão armazenados nas propriedades, devendo aumentar o fluxo de café beneficiado no início de julho.
Agência Safras