A colheita da safra 2021 de café conilon em Rondônia está atrasada em relação ao ano passado, englobando neste momento cerca de 30% a 40% da produção total esperada para este ano, conforme informações de corretores locais. Em entrevista à Agência Safras, o corretor Ezequias Braz, apontou que a safra 2021 deve sofrer uma quebra de 20% a 25%, em função da falta de chuvas durante o período de granação, entre agosto e setembro do ano passado. Com isso, devem ser colhidas e beneficiadas em torno de 1,6 milhão de sacas de 60 quilos.
Por outro lado, com preços muito bons, as vendas da safra 2021 estão aceleradas. “Os preços aqui estão uma loucura, com tendência de novas altas. Acreditamos que este será o ano do produtor”, salientou o corretor. Nesta virada de mês, os preços da saca de café conilon base exportador estão na faixa de R$ 460,00, mas devem “passar de 500 reais rapidinho”. Com isso, cerca de 30% a 35% da safra a ser colhida já está vendida.
“A safra de café em Rondônia é colhida e comercializada mais rapidamente em comparação com as outras regiões produtoras. E, com esses preços favoráveis que estamos vendo, tanto a colheita como a comercialização devem ocorrer de forma mais rápida neste ano”, destacou o corretor.
Por Agência Safras