As chuvas ocorridas no final de maio já provocaram aberturas pontuais de botões florais em algumas áreas da região da mogiana paulista. E como foram registrados bons volumes de chuva na semana passada, sobre áreas cafeeiras, é possível que ocorram novas floradas, condição que acaba prejudicando o desenvolvimento mais uniforme da safra 23/24, disse a Rural Clima em seu boletim agrometeorológico.
De maneira geral, a colheita avança no estado Paulista e em Minas Gerais. No Paraná, a colheita foi iniciada e atinge 19% do total estimado para esta safra. Grande parte das lavouras na região norte do estado já apresentam grãos em fase cereja. As chuvas previstas para esta semana poderão provocar algumas paralisações nos trabalhos de colheita, secagem e tratos culturais, ressalta a Rural Clima.
Com o tempo mais estável e sem expectativas para chuvas abrangentes sobre áreas cafeeiras da região Sudeste nos próximos dias, a colheita do café deverá avançar sem maiores problemas, destaca a Rural Clima.
De maneira geral, espera-se um inverno um pouco mais úmido, tanto sobre o Paraná, quanto sobre áreas de São Paulo e Minas Gerais, condição que poderá atrapalhar o período de stress hídrico da planta, prejudicando a ocorrência de uma florada mais uniforme para a próxima safra.
Agência Safras