O Conselho Nacional do Café (CNC) instalou o seu Comitê de Sustentabilidade. A atividade integra o Plano de Ação 2021 da entidade e visa à busca por uma cafeicultura competitiva, sustentável e integrada.
“Em um setor competitivo, contando com a visão dos produtores, que possuem raízes cooperativistas e também são verdadeiros empresários rurais, pretendemos trazer uma estrutura diferenciada para o CNC e possibilitar um
ambiente de intercooperação para a construção dos posicionamentos do Conselho relacionados às matérias da sustentabilidade”, conta o presidente Silas Brasileiro.
Os membros do Comitê pontuaram que as atenções devem estar voltadas aos trabalhos que já são desenvolvidos pelos membros do CNC, de acordo com os códigos sustentáveis que aplicam, e, através disso, iniciar um processo de
comunicação positiva da sustentabilidade dos cafés do Brasil, com foco nos consumidores internos e internacionais.
A atenção sobre o retorno financeiro, o valor agregado aos produtores, dos investimentos feitos em programas de sustentabilidade, o foco na divulgação da cafeicultura sustentável também ao consumidor brasileiro, além dos internacionais, e a atenção com o cafeicultor, para que possa otimizar os processos de sua produção também estão no foco das atividades.
Por Agência Safras