Café: indicador de preços da OIC fica abaixo de 100 cents em junho

O indicador de preços composto da Organização Internacional do Café (OIC) recuou mais 5,2% em junho, para 99,05 centavos de dólar por libra-peso na média do mês (contra 104,45 centavos em maio), marcando o terceiro recuo mensal consecutivo. A entidade destaca que é a a primeira vez desde outubro de 2019 que a média do seu indicador de preço mensal fica abaixo da linha de 100 centavos.

Segundo a entidade, apesar de fortes exportações globais de café na primeira metade do ano cafeeiro, a atual perspectiva baixista para a demanda, na medida em que os prognósticos para o crescimento da economia mundial foram mais uma vez revisados negativamente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em julho, e expectativas de uma grande safra no Brasil em 2020 pressionaram os preços do café em junho.

Em maio, os embarques globais de café caíram 14,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 10,49 milhões de sacas de 60 quilos. Apesar da queda, esse volume foi o terceiro maior já registrado para um mês de junho e seguiu um volume atipicamente grande no ano passado, destacou a OIC.

Por Agência Safras