Café: produção brasileira deve atingir 61,6 milhões de sacas, diz Conab

A produção de café na temporada 2020/2021 brasileira foi significativa, conforme indicam agentes consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Muito colaboradores afirmam que o volume está próximo do apontado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), de 67,8 milhões de sacas de 60 quilos, em maio de 2020, o que seria um recorde.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, aponta total de 61,6 milhões de sacas. Especificamente para o café arábica, colaboradores do Cepea esperam número acima do divulgado pela Conab (de 47,3 milhões de sacas), entre 47,5 milhões e 52 milhões de sacas.

Os fundamentos desses agentes para as boas perspectivas vêm da bienalidade positiva dos cafezais, do clima favorável durante o desenvolvimento, da produção em lavouras novas e/ou recentemente podadas e de maiores cuidados com os pés. Já para o robusta, a produção estimada por operadores do mercado está mais próxima da levantada pela Conab (de 14,2 milhões de sacas), de 13,3 a 16,3 milhões de sacas.