Café: Rabobank destaca participação brasileira de 53% em estoques de NY

No relatório de maio, o Rabobank destacou que o Brasil exportou 3,3 milhões de sacas de 60 quilos em abril, 13% a menos que no mês anterior. Porém, de janeiro a abril os embarques chegaram ao acumulado de 14,8 milhões de  sacas, 8,6% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Diante dessa boa performance, o Rabobank destacou que o Brasil aumentou sua participação nos estoques  certificados da Bolsa de Nova York (ICE Futures US), chegando agora a 53% do total da bolsa, ou 1,1 milhão de sacas  (no dia 12 de maio). O Rabobank indica que combinado a uma safra menor em 2021/22, este desempenho pode levar a uma queda nos embarques na segunda metade de 2021.

Em abril, os preços do café no mercado físico brasileiro atingiram uma média de R$ 744,00 a saca do arábica, um novo recorde, com aumento de 27,3% sobre o mesmo mês do ano passado, indicou o Rabobank. Em maio agora as cotações avançaram mais chegando à média de R$ 807,00. Para o Rabobank, nas próximas semanas, com incertezas sobre a demanda, sobre as exportações colombianas (devido a protestos no país), com o clima no Brasil e a ampla disponibilidade da safra passada do país, o mercado deverá ter muita volatilidade.

Por Agência Safras